-
Arquitetos: Marina Nottingham
- Área: 3033 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Felipe Petrovsky, Izaias Vieira
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Av. Beira-Mar é uma área de grande relevância para a cidade de Fortaleza, seu calçadão que se estende por mais de três quilômetros na orla abriga diversas atividades e equipamentos de grande significado para a população local, como a Feirinha de Artesanatos.
Recentemente, a orla da Av. Beira-Mar passou por um processo de reordenamento urbanístico-arquitetônico, dessa forma surgiu a necessidade de se criar estruturas que acomodassem os usos existentes ao longo do calçadão.
A tradicional Feirinha da Beira-Mar possui mais de 30 anos de existência e trata-se de um dos principais pontos turísticos da cidade, um local para venda de produtos artesanais e regionais conhecido nacionalmente. Sua estrutura era desmontável e improvisada, criando desarmonia com a paisagem do entorno. Dessa forma foi proposta uma nova estrutura fixa para acomodação dos feirantes.
O partido do projeto teve a intenção de trazer algo que remetesse à cultura local e causasse grande impacto visual. Para esse objetivo foi escolhida uma cobertura em estrutura tensionada que remete às velas de nossos jangadeiros. Essa estrutura possibilita um melhoramento no conforto térmico e microclima local.
A Feirinha da Beira-Mar é composta por quiosques distribuídos em 53 blocos. Cada bloco contém 12 ou 14 espaços de 2x2 m, sempre em pares de boxes espelhados, somando o total de 734 espaços. Toda a estrutura está distribuída em 8.405,51 m² de área de intervenção e 3.033,25 m² de área construída de quiosques. Do total de espaços disponíveis, 712 são usados pelos feirantes e 22 são distribuídos para acomodar os quadros de medição de energia, a sede da Associação dos Feirantes e local para caixas eletrônicos.
A edificação dos quiosques é em estrutura metálica, com pilares e vigas em aço metalon, fechamentos internos e coberta em painéis EPS, fechamentos externos - leste e oeste com portas de enrolar e norte e sul - em painéis de ACM perfurado.
Tais fachadas norte e sul são compostas por quatro painéis. Para esses painéis foi feito um desenho único com perfurações de bolinhas que formam a imagem de ondas, esses desenhos foram feitos de tal forma que ao mudar a posição de um painel muda também o desenho das ondas sem perder a conexão entre as placas, criando algumas variações de figuras com a mesma peça. Além dos quiosques temos também a estrutura de toldos ou lonas tensionadas, situadas nos corredores entre os quiosques. São 24 toldos fixados por cabos de aço esticados e presos em pilares de concreto.
Há uma alternância nas alturas dos pilares das lonas para dar dinamização na forma e sensação de movimento à estrutura tensionada. O eixo dos pilares de concreto está alinhado com o eixo dos pilares dos quiosques metálicos, fazendo com que os pilares de concreto atravessem os blocos dos quiosques.Para a noite foi pensado também em uma iluminação cênica direcionada para as lonas com refletores RGB (coloridos), fazendo com que a estrutura tensionada mude de cor e se torne um show à parte em eventos festivos ou comemorativos.